terça-feira, 24 de novembro de 2009

Panelada Cibernética


Nada postei nos últimos três dias. A emoção de fazer 36 anos me manteve reflexivo. Muitos hão de indagar: mas 36 não é número redondo, tais quais 20, 30, 40. Amigos, eu vos digo: estes números discretos são os que mais ferem, porque não cobram cerimônia, mas passam rápido como uma bala. Ainda me lembro da minha infância, quando as indagações sobre o “por vir” eram freqüentes. Todos achavam que de 2000 não passávamos, mas eu, otimista, ficava era imaginando como seria, por exemplo, 2009. Ruas escuras e desertas? Raça humana escravizada pelos marcianos? Carros elétricos e voadores cruzando o céu plúmbeo? Ou simplesmente nada? Resposta: nada. Descontados alguns progressos, como a invenção da internet, e alguns retrocessos, como o quase linchamento de uma guria que usava minissaia na universidade, não há nada de novo no front. Para o meu desapontamento, claro. Eu apostava na teletransposição, tão profetizada nos filmes de ficção científica. Era única maneira de eu e João Cláudio irmos almoçar diariamente com nossas amabilíssimas mães, em Piripiri, sem que perdêssemos nossos compromissos nas tardes mornas de Teresina. O máximo que conseguimos foi o MSN, em que a gente quase sente o interlocutor do nosso lado. Mas sequer dá para farejar o cheiro de panelada com folha de louro, coadjuvada pelo molho de pimenta malagueta, sob uma mesa de toalha quadriculada, uma garrafa d’água em formato de abacaxi e um farinheiro que já foi um vidro de Nescafé.

3 comentários:

Polly Rocha disse...

Caramba! São 10h25 da manhã e eu fiquei morrendo de vontade de comer panelada! Além disso, compartilho com vc o desejo de viver dias melhores, não com carros voando, mas ao menos com mais progresso. É triste qdo a gnt para de se surpreender com as más notícias. Sinal de que elas estão ocorrendo com muita frequência.

Sâmia disse...

Eita.. cheguei aos 27, oq ue significa que para os 30 será um pulo! rsrsr.. Versão humana do Bombril! É por essas e outras que sou sua fã! O seu pensar acrescenta! O mundo agradece. Xerão.

Unknown disse...

Sabe, eu já havia feito essa mesma leitura dos anos "quebrados": eles realmente passam quase desapercebidos e, pra mim, pesam mais q os ditos "redondos", costumeiramente festivos.....
Achei vc tãaaaao bonzinho com Teresina: tardes mornas????
rs
Tá bom! Eu sei q é apenas uma metáfora. Mas, é q por aqui até pra ilustrar o cotidiano num dá pra dizer q é morno... É quente pegando fogo!!!!!!!!